Kathryn Kuhlman – Avivalistas do século Séc XX

Sumário

Kathryn Kuhlman – 9 de maio de 1907 – 20 de fevereiro de 1976

Kuhlman recebeu a ordenação como Evangelista por uma congregação batista na Pensilvânia e dedicou-se a realizar extensas “cruzadas de cura” em todo os Estados Unidos e outros países, entre as décadas de 1940 e 1970, com a ajuda do Espírito Santo. Ela se tornou amplamente reconhecida pelo seu trabalho e teve um programa de televisão nacional chamado “I Believe In Miracles” nas décadas de 1960 e 1970. Além disso, ela tinha um ministério de ensino da Bíblia com um programa de rádio nacional de 30 minutos, onde frequentemente compartilhava trechos de seus serviços de cura, incluindo música e mensagens inspiradoras. A fundação foi estabelecida em 1954, com uma filial canadense criada em 1970. Nos últimos anos, Kuhlman mostrou apoio ao movimento emergente de Jesus, despertando o interesse em Jesus entre jovens adolescentes previamente associados a drogas e contracultura.

Em 1970, Kuhlman mudou-se para Los Angeles, onde realizava diariamente serviços de cura para milhares de pessoas. Embora ela própria não tivesse formação teológica, ela ficou famosa por seu notável “dom de cura”. Ela era amiga do pioneiro da televisão Christian Robertson e aparecia no programa de destaque da rede “The 700 Club”.

Vários relatos de curas foram publicados em seus livros, os quais foram escritos como uma manifestação divina e assinados pelo autor Jamie Buckingham, da Flórida. Isso inclui sua autobiografia, que foi ditada em um hotel em Las Vegas. Buckingham também escreveu uma biografia de Kuhlman, apresentando uma visão franca de sua vida. Ao longo dos anos, aproximadamente dois milhões de pessoas afirmaram ter sido curadas em seus encontros.

Após um evento religioso em 1967 na Filadélfia, o Dr. William A. Nolen conduziu um estudo de caso com 23 pessoas que afirmaram ter sido curadas durante um dos serviços de Kuhlman. A análise de Nolen foi criticada por alguns crentes. O Dr. Lawrence Althouse, médico, alegou que Nolen havia comparecido a apenas um dos serviços de Kuhlman e não acompanhou todos aqueles que afirmaram ter sido curados lá. O Dr. Richard Casdorph produziu um livro com evidências em apoio às curas milagrosas de Kuhlman. Hendrik van der Breggen, professor de filosofia cristã, argumentou em favor dessas alegações. O autor Craig Keener concluiu que embora ninguém afirme que todos foram curados, é difícil contestar que ocorreram recuperações significativas, aparentemente associadas à oração. Essas curas podem estar relacionadas à fé de Kathryn Kuhlman, dos suplicantes ou, como alguns ensinamentos de Kuhlman sugerem, a fé de qualquer pessoa. No entanto, a evidência sugere que algumas pessoas foram curadas de maneiras extraordinárias, o que leva à conclusão de que houve uma influência divina nessas curas.

Morte

Em julho de 1975, Kathryn Kuhlman foi diagnosticada por seu médico com um leve choque cardíaco e teve uma recaída em novembro, enquanto estava em Los Angeles. Como resultado, ela passou por uma cirurgia em Tulsa, Oklahoma, mas infelizmente faleceu em fevereiro de 1976. Seu corpo repousa no Forest Lawn Memorial Park Cemetery, em Glendale, Califórnia. Uma placa em sua homenagem também pode ser encontrada no principal parque da cidade em Concordia, Missouri, próximo à Interstate Highway 70.

Após sua morte, Kathryn Kuhlman deixou a maior parte de sua propriedade, no valor de 267.500 dólares, para três membros da família e vinte funcionários, não destinando parte de sua herança para a sua fundação. A Fundação Kathryn Kuhlman continuou existindo, mas devido à falta de recursos, encerrou suas atividades em 1982.

O legado de Kathryn Kuhlman tem sido alvo de debate e controvérsia ao longo das décadas. Alguns sugerem que ela era uma profetisa dos tempos modernos, dotada do poder de Deus. Esse debate ainda perdura, com muitos crentes defendendo Kuhlman como uma figura importante, incluindo seguidores da “Teologia da Prosperidade” e do “Cenário de Fé”, como Benny Hinn. Por outro lado, também existem apologistas cristãos que questionam a validade de suas ações e dons.

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